Desapego e organização!
- Aline Bernardes
- 24 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2022
A organização só é possível quando você toma consciência de tudo que você tem e usa, e pra isso é preciso disposição! Mas para facilitar eu sugiro começar por partes.
Comece escolhendo um setor do seu guarda-roupa, experimente todas as peças e separe por categorias.
Jogue fora tudo que estiver velho, feio, rasgado e manchado, as peças que ainda puderem ser aproveitadas, mande para doação.
Mande para doação todas aquelas roupas que você achou que iria usar ou "precisar" um dia, mas que não usa a mais de um ano, com exceção dos vestidos de festa, como estamos saindo de um período de pandemia, provavelmente você não teve a chance de usar. Vestidos de festa vale a pena repensar!
Venda ou doe as peças novas ou em ótimo estado que não tem nada a ver com o seu estilo atual.
Peças que você gosta muito mas que não tem usado, e que esta com aquela dorzinha no coração para se desfazer, coloque em uma mala e guarde por seis meses. Se durante esse período você não precisou ou não se lembrou dessas peças, doe!
Separe as peças que você não usa por algum motivo, e identifique os motivos! Caimento? Estão grandes? Falta fazer a barra? Não consegue combinar? Enfim... Mande para a costureira tudo que precisa de ajustes e busque referencias para usar as peças que você tem dificuldades para combinar.
Parece fácil, mas não é! Mas é com esse exercício de desapego que você toma consciência de onde foi parar o seu dinheiro, e pensará melhor nas suas próximas compras, e depois de tudo organizado você verá que valeu a pena.
Vamos a organização! Quanto mais roupas você tiver, mais difícil será manter seu armário organizado, por isso precisamos fazer a limpa antes de começar a organizar!
O primeiro passo é padronizar os cabides, escolha um modelo, seja de madeira, veludo ou acrílico, o importante é que sejam idênticos.
Organize as peças por categorias, sugestão: Quanto mais peças penduradas, melhor! Isso te dá uma visão melhor de tudo que você tem, mas se não tem muito espaço, priorize pendurar casacos, blazers, jaquetas, camisas e calças. As camisetas, roupas de academia, e peças intimas, é melhor deixar nas gavetas.
Separe uma parte só para as calças, uma para as partes de cima, outra para as peças longas, vestidos e macacões, se puder organize por cores, das mais escuras para as mais claras, e os conjuntos sempre juntos, assim fica mais fácil.
Os casacos pesados devem ser guardados assim que acabar o inverno, o ideal é que essas mudanças sejam feitas a cada troca de estação, mas como no Brasil as estações não são bem definidas, no inicio do inverno e verão já serão suficientes. Saem os casacos, entram as peças de verão! Isso ajuda a liberar mais espaço facilitando na escolha das peças.
A ideia é que facilite o seu dia, abrir o guarda-roupa, escolher a parte de cima e a parte de baixo e pronto! Ah! Não esquece os acessórios! Esses também devem estar a vista, eles vão dar acabamento ao look. Nada de peças para ocasiões especiais, exceto os vestidos de festa, ocasião especial é todo dia! Nunca sabemos quando vamos encontrar o amor de nossas vidas ou aquela oportunidade de um novo emprego!

Comments